top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeonardo Romano

Certificação de interiores para aeronaves

Olá amigo da aviação,


Se você está sentindo que a espuma da poltrona da sua aeronave está gasta e precisando substituir? Ou os carpetes da sua aeronave já estão com aspecto velho e gostaria de dar um upgrade?


Saiba que essa é uma demanda muito comum para os operadores da aviação executiva e também da aviação geral. Afinal, quem não gostaria de dar um aspecto mais novo para o interior da aeronave?


Mas, é necessário certificar uma alteração de interior?


Sim. É tratado como uma grande alteração de interior na sua aeronave e é certificada segundo procedimento da Instrução Suplementar (IS) nº 21-019 A, ou revisão posterior.

Como foi dito, trata-se de uma Grande Alteração, e por isso, deve ser submetido à ANAC um projeto de grande alteração (Processo H.20), onde a aprovação acontece por meio da emissão de um formulário SEGVOO 001 (F-400-04), em que a ANAC vai assinar o campo 3.


É considerada uma alteração de interior qualquer alteração em tapetes, carpetes, revestimentos (incluindo couro) de laterais de fuselagem e de poltronas e espumas utilizadas em estofamentos de poltronas.


Laudo de inflamabilidade será requerido...


Uma atenção especial deve ser dada a rastreabilidade do material, pois devem ser enviados para ANAC a nota fiscal de compra daquele material (especificando o lote) e os laudos dos ensaios de inflamabilidade daquele lote do material, que devem ser feitos em laboratórios credenciados pela ANAC.


Por último, a instalação de uma grande alteração na aeronave deve ser realizada por organização de manutenção, devidamente certificada pela ANAC, segundo o RBAC 145.


Mas, para toda alteração de interior preciso passar por esse procedimento?


Infelizmente, sim. Os processos de certificação são únicos, por se tratar de um processo H.20, com assinatura do SEGVOO 001 pela ANAC.

O lado bom é que existe uma movimentação na ANAC, com a publicação de uma nova IS que irá simplificar a aprovação de alterações como essa, tornando o processo mais ágil e menos burocrático.


As pessoas que utilizarem dos Profissionais Credenciados em Projeto (PCP) pela ANAC, vão poder ter uma aprovação ágil, com uma fila específica na ANAC.


Por enquanto, é apenas uma minuta da IS. Mas, em breve traremos mais notícias a respeito.


E aí, está precisando alterar o interior da sua aeronave? Ficou alguma dúvida?


Entre em contato com a nossa equipe, estamos prontos para ajudá-lo.

Se preferir, você pode assistir esse conteúdo no youtube também, vídeo abaixo.


Voe de forma segura e certificada com a November Aviation.


Abraços e bons voos!


Eng. Leonardo Romano

Diretor da November Aviation

(31) 98364-8815

romano@november-aero.com

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


logo november atualizada-2.png
bottom of page