top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeonardo Romano

CST em aeronaves - Grande Modificação

Atualizado: 16 de set. de 2021

Olá amigo da aviação,


Esse texto é para você que pretende fazer uma modificação na sua aeronave, ou já fez a modificação, e quer saber mais sobre Projetos CST aprovados.


Primeiramente, vou explicar o que é um CST para aqueles que não estão familiarizados com esse termo:

Certificado Suplementar de Tipo – CST é um documento emitido pela ANAC, que constitui uma aprovação de uma grande modificação introduzida em um projeto de tipo já certificado.

Ou seja, basicamente, o CST é uma alteração no Certificado de Tipo (CT) original de um artigo aeronáutico - Aeronave, Motor ou Hélice.

 

Já existe um CST aprovado?


Uma boa notícia é já existir um CST aprovado para a modificação que você deseja fazer, isso fará você economizar tempo e dinheiro.


O primeiro caminho é verificar se o detentor do CST ("dono do projeto") autoriza qualquer operador a utilizá-lo, como os da GARMIN são, por exemplo.


Em caso negativo, entrando em contato com o detentor do CST é possível – após negociar o valor com eles – obter uma autorização de uso do mesmo e fazer a instalação na sua aeronave imediatamente.


Vale ressaltar que todo CST possui na sua folha de rosto, as aeronaves que são aplicáveis. Caso a sua for aplicável, você pode utilizar – com a autorização do detentor - o CST imediatamente, sem precisar envolver a ANAC!


Mas, como pesquisar se já existe um CST aprovado?


Essa é a pergunta de ouro e muito comum, feita por vários clientes e parceiros.


Por esse motivo, resolvemos preparar um artigo bem completo na prática, para que você possa pesquisar se já existe um CST aprovado para a modificação que você deseja fazer.


Esse artigo vai permitir que você mesmo faça essa pesquisa e possa tomar a melhor decisão.


Isso mesmo, sem pano preto nenhum, clique aqui e pesquise se já existe um CST aprovado na ANAC.


Nesse artigo, você terá um vídeo de apoio também, mostrando uma pesquisa na prática - Se interessou? Basta clicar aqui e já sair pesquisando no site ANAC a sua modificação.


Mas, e se ao invés de um CST encontrei um projeto H.20 (SEGVOO 001)?


Nesse caso, infelizmente não será possível utilizar os dados técnicos aprovados, uma vez que foram realizados para um número de série específico.


Se os termos H.20 ou SEGVOO 001 não fizeram sentido para você, fique tranquilo, temos um artigo falando tudo sobre esse assunto também - basta clicar aqui.


Não encontrei um CST aprovado, e agora?


Nesse caso, temos duas opções:


1) A primeira delas é verificar se já existe um projeto aprovado fora do Brasil, através de um STC – equivalente ao nosso CST – emitido pela autoridade aeronáutica norte-americana – FAA.


Se você quer saber mais sobre esse assunto, temos um artigo falando exatamente sobre a validação de STC aqui no Brasil, não deixe de conferir – basta clicar aqui.


2) Se você não encontrar um projeto aprovado para sua aeronave, tudo bem! É possível conduzir um projeto de grande modificação junto à ANAC e aprovar a modificação na sua aeronave.


Neste texto, você ficará por dentro de como funciona o processo de Grande Modificação e o que você precisa saber para contratar uma empresa de engenharia - clique aqui para acessar.


Concluindo:


Realmente espero ter te ajudado a compreender um pouco mais sobre esse assunto.


Se ficou com qualquer dúvida, vamos bater um papo – basta me chamar no whatsapp.


Agradeço a sua atenção.


Um forte abraço e bons voos!



Leonardo Romano

Engenheiro Aeronáutico

Diretor da NOVEMBER Aviation

181 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


logo november atualizada-2.png
bottom of page