top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeonardo Romano

Desativação do sistema de oxigênio de aeronaves

Alguns modelos de aeronaves, como o Piper Malibu Matrix PA-46 e o Cirrus SR22T, possuem um sistema de oxigênio instalado, para que a aeronave possa realizar operações acima do nível FL 100 (10.000 ft).


Contudo, dependendo da operação que você tiver na sua aeronave, com voos mais curtos e/ou voos dentro do nível de voo permitidos para operação sem o sistema de oxigênio da aeronave, o custo para manter esse sistema aeronavegável pode ser melhor avaliado.


O cilindro de oxigênio da aeronave PA-46R-350T é um item que deve ser controlado pela manutenção e deve ser submetido a um teste hidrostático de forma periódica, a cada 5 anos, com vida limite de 15 anos, para sua completa substituição.


Ou seja, o operador junto a sua equipe de manutenção, devem avaliar se o custo de manter o sistema de oxigênio de um Piper PA-46 ou Cirrus SR22T é viável financeiramente ou não.


Caso eu queira desativar ou remover o sistema de oxigênio da minha aeronave, como funciona?


A ANAC entende que a desativação do sistema de oxigênio com opção de remoção do cilindro de oxigênio da aeronave é uma grande modificação.


Nesse caso, é necessário um dado técnico aprovando essa modificação, para que ela possa ser aplicada na aeronave, posteriormente com a assinatura de um SEGVOO 001, por uma oficina homologada.


E quanto tempo leva a certificação de uma grande modificação?


Se você tem interesse em desativar o sistema de oxigênio da sua aeronave, a boa notícia é que a November Aviation já tem um projeto aprovado, CST, para qualquer aeronave Piper Malibu Matrix PA-46R-350T devidamente finalizado.



Isso quer dizer que com o nosso projeto, você poderá desativar o seu sistema de oxigênio imediatamente.


Então, se você quer saber mais sobre o nosso CST nº 2022S06-13, é só clicar no botão abaixo para falar diretamente com o Eng. Leonardo.

Posso reverter a desativação do sistema de oxigênio do meu Malibu Matrix PA-46?


A resposta é sim. Nesse momento pode fazer sentido para o operador desativar o sistema de oxigênio e colocar a limitação (placar no painel da aeronave).


Mas, futuramente, caso queiram vender a aeronave e para o novo operador faça sentido a utilização do sistema de oxigênio do Piper PA-46, com o nosso projeto é totalmente possível a reversão da desativação, com a remoção do placar de limitação e os devidos registros em caderneta.


Então, meu caro amigo da aviação, qualquer dúvida sobre desativação do sistema de oxigênio, com opção de remoção do cilindro de oxigênio para o Matrix PA-46 ou qualquer outro modelo de aeronave, é só me chamar, será um prazer atender você da forma mais rápida possível.


Voe de forma segura e certificada com a November!


Abraço,


Eng. Leonardo Romano

Diretor da November Aviation

romano@november-aero.com




317 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


logo november atualizada-2.png
bottom of page