top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeonardo Romano

EDM830 para aeronaves EMBRAER (Corisco, Tupi, Sêneca)

Atualizado: 12 de mai. de 2022

No seu avião, você tem certeza de que a fuselagem está livre de corrosão, sua longarina recém inspecionada ou seus cabos de comando verificados. E dentro de seu motor?


Agora imagine você, antes de um voo, depois de todo briefing meteorológico, tendo você registrado e analisado também todos os "sinais vitais" do funcionamento de seu motor, você fica ou não fica mais confiante de realizar um longo voo?


Esse é o papel dos instrumentos EDM's (Engine Data Management), que estão cada vez mais presentes na aviação geral brasileira.


Com os dados coletados após cada voo, através de um serviço de assinatura, você pode receber reportes frequentes sobre o estado do seu motor, economizando e muito em horas de manutenção e seus benefícios são incontáveis para a segurança de voo.


Um dos equipamentos mais cotados para essa funcionalidade é o EDM830 da JP Instruments, por todo o seu custo-benefício quando instalado em uma aeronave de motor a pistão.


Figura 1 - EDM830 da JP Instruments.


O grande problema é que o STC do EDM830, CST validado #2004S10-04, não contempla os modelos de aeronave NEIVA / EMBRAER, e com isso, essas aeronaves não podem instalar esse equipamento de forma certificada, sem ter de conduzir um projeto de grande modificação (via CST) junto à ANAC, o que certamente levaria 10 a 12 meses para certificação, além de gastos na casa de 20 a 30 mil reais com engenharia.


Os modelos de NEIVA / EMBRAER que não estão listados no STC da JP Instruments, são:


- EMB-710C CARIOCA

- EMB-710D CARIOCA

- EMB-711A CORISCO

- EMB-711B CORISCO

- EMB-711C CORISCO

- EMB-711T CORISCO II

- EMB-711ST CORISCO TURBO

- EMB-712 TUPI

- EMB-720C MINUANO

- EMB-720D MINUANO

- EMB-721C SERTANEJO

- EMB-721D SERTANEJO

- EMB-810C SÊNECA

- EMB-810D SÊNECA

- EMB-820C NAVAJO


Ou seja, para qualquer um desses modelos acima mencionados, a instalação do EDM-830 não é permitida pelo CST #2004S10-04, sendo necessário a certificação de grande modificação como mencionado.


Contudo, a parceria formada entre as empresas DeltaForceAviation.com e November Aviation está viabilizando a instalação do EDM-830 para esses modelos de aeronave, de forma mais rápida e mais econômica.


Em contato direto com o detentor deste projeto nos EUA, a JP Instruments, vamos enviar alguns documentos, informações e fotos da sua aeronave, para que você receba uma autorização de uso para sua aeronave e possa registrar a instalação com emissão do SEGVOO 001.


Fique tranquilo, mesmo que você possua o EDM-830 já instalado na sua aeronave, e ainda não possui o SEGVOO 001, é a possibilidade de regularizar a sua instalação para evitar problemas em uma inspeção de rampa da ANAC e/ou na sua próxima CVA.


Se você quer pesquisar no CST da JP Instruments, se o EDM-830 é possível a instalação para seu modelo de aeronave, siga esse passo a passo que nossa equipe desenvolveu - clique aqui. Temos também um vídeo explicativo no nosso canal do Youtube, vamos deixar no final da página.


Para saber mais sobre essa solução de EDM-830 para aeronaves NEIVA / EMBRAER, é só clicar aqui e falar com o Eng. Leonardo Romano, Diretor Comercial da November Aviation.


Ah, e essas soluções são aplicáveis para outros modelos de EDM's da JPI, como por exemplo, o EDM-900 para uma opção de instrumento primário e o EDM-960 - uma opção primária para o seu bimotor.


Se tem dúvidas sobre qual equipamento da JP Instruments funciona melhor para você e sua aeronave, temos aqui um e-book específico para isso, basta clicar abaixo e acessar - não precisa nem cadastrar seu e-mail.

JPI EDM-SERIES
.pdf
Fazer download de PDF • 5.15MB

Se tiver qualquer outra dúvida, nossa equipe de engenheiros está a sua disposição.


Voe de forma segura e monitorada!


Bons voos.


Leonardo Romano

Engenheiro Aeronáutico

Diretor da November Aviation

393 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


logo november atualizada-2.png
bottom of page