As operações PBN - Navegação Baseada em Performance - já são muito comuns na nossa aviação Brasileira e têm relação com precisão, integridade e capacidade da sua aeronave em desenvolver uma operação específica.
No último dia 01º de Dezembro, a November Aviation, recebeu da ANAC um novo CST - Certificado Suplementar de Tipo, aprovando uma aeronave modelo F-90 a realizar procedimentos IFR-PBN (RNP APCH, RNP 1, RNAV 1, RNAV 2 e RNAV 5).
A aeronave F-90 já possuía um equipamento GPS500/TAWS certificado, com limitações em sua certificação, de que o GPS não poderia ser utilizado como fonte de navegação primária, devido às limitações regulamentares da época em que foi certificado.
Então, a equipe da November Aviation, liderada pelo Diretor Técnico, Eng. Gustavo Henrique, realizou os ensaios em solo e voo na aeronave, para que pudesse demonstrar que a mesma possuía capacidade para realizar os procedimentos requeridos.
"A aeronave já possuía os aviônicos necessários e total capacidade para realizar os procedimentos requeridos, então foi necessário a realização dos ensaios, para que pudéssemos atualizar o Suplemento ao Manual de Voo da aeronave e submeter à ANAC para aprovação final" - explicou o Eng. Gustavo Henrique, que também é Profissional Credenciado em Projeto (PCP) pela ANAC.
Os ganhos para uma aeronave que está certificada para realizar procedimentos RNAV e RNP são consideráveis em relação a redução de custos e aumento da segurança de voo.
E se você deseja realizar operações PBN - RNAV e RNP e sua aeronave já possui tal capacidade, ou mesmo que não possua, converse com nossa equipe de engenheiros, que saberemos te orientar em relação ao próximo passo.
Nesse próximo texto, explicamos todos os detalhes da certificação RNAV, que é dividida em duas etapas - certificação de aeronavegabilidade e certificação operacional. Para saber mais basta clicar aqui.
Voe com a November Aviation, de forma segura e certificada!
Um abraço,
Leonardo Romano
Engenheiro Aeronáutico
Diretor da November Aviation
Commentaires