top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeonardo Romano

Tomada USB para aeronaves – GARMIN GSB15

Muito provavelmente você precisa carregar os seus dispositivos eletrônicos em voo, os smartphones e iPads.


Ainda mais se você utiliza um iPad como auxílio a sua navegação, com as cartas aeronáuticas - como EFB (Electronic Flight Bag).


E pode querer ainda, carregar os seus dispositivos lá dos assentos traseiros.


Mas, ao invés de utilizar uma tomada USB em sua aeronave, sabemos que grande parte da aviação geral utiliza como solução adaptadores ligados no acendedor de cigarro das aeronaves.


Se você está utilizando um adaptador como esse, de baixa qualidade, em algum momento, certamente terá resultados não muito agradáveis.


Eu aposto que você, assim como eu, conhece um amigo piloto que já teve um dispositivo (smartphone ou iPad) queimado por um adaptador como esse, de baixa qualidade, por ter fechado um curto.


Um simples adaptador como esse, utilizado no lugar de uma tomada USB certificada para uso aeronáutico, em caso de fechamento de curto, podem promover faíscas na cabine e gerar uma situação com fogo.


Não consigo imaginar que dor de cabeça seria ter faísca na cabine durante o voo.


Já vi também aqueles que utilizam uma tomada escondida atrás do painel da aeronave, gerando esses mesmos riscos, além de poder ter problemas com uma inspeção de rampa da ANAC.


OK, mas e qual a solução proposta para que eu possa utilizar uma tomada USB em minha aeronave e carregar meus dispositivos em voo?


Para responder essa pergunta que foi feita por diversos clientes nossos, fomos ao mercado buscar um USB charger para aeronaves que atendesse a 3 premissas básicas:


1 – A tomada usb deveria ser aeronáutica. Ou seja, nada de tomadas usb automotivas ou navais.


2 – A tomada usb precisaria ter ao menos qualificação aeronáutica, ou seja, atendesse a alguma norma TSO, por exemplo.


3 – A tomada usb precisaria ter um custo de aquisição baixo.


Após analisar alguns modelos de tomada usb para aeronaves, verificamos que a tomada USB da GARMIN, modelo GSB15, atende a essas 3 premissas básicas.


A tomada USB da GARMIN, GSB15, é aeronáutica, possui qualificação TSO-C71, e um custo aquisitivo relativamente baixo, menos de U$ 300.00.


Nos surpreendeu a versatilidade de opções de tipos de entrada que ela possui. Por exemplo, esse modelo abaixo possui duas entradas USB tipo A, o padrão. E ela possui outros modelos que tem entradas USB Tipo C e outras.


Figura 1 - Tomada USB para aeronaves, modelo GARMIN GSB15.

E você pode estar se perguntando também se a instalação de uma tomada USB na sua aeronave é considerada uma grande modificação, correto?


Mas, então, a instalação de uma tomada USB em aeronave é considerada grande modificação?


A resposta é sim. Infelizmente.


No momento que este texto está sendo publicado, esse é o entendimento da ANAC sobre o assunto.


Pelo fato da tomada USB ser ligada diretamente no barramento da sua aeronave, faz com que esse seja o entendimento e seja necessário um projeto de grande modificação para certificar a sua instalação.


Se você ainda não sabe o que é uma grande modificação em aeronaves, pode acessar esse texto onde falamos sobre o assunto - clique aqui para acessar.


Dessa forma, o caminho para instalar uma tomada USB em uma aeronave é direcionar para uma empresa de engenharia, especializada em projetos de modificação, para cuidar de todo o processo junto à ANAC, onde estimamos que leve 6 meses para ser concluído.


Se você quer saber mais sobre o processo de certificação de uma grande modificação junto à ANAC, seus custos, prazos e etapas, você pode acessar esse texto onde falamos sobre esse assunto - em breve.


Já temos um projeto CST em andamento para Tomada USB em aeronaves.


A boa notícia para você que quer instalar uma tomada USB GARMIN na sua aeronave é que nós já temos um projeto de modificação em andamento e muito em breve teremos o nosso CST em mãos.


Dessa forma, você não precisará esperar os 6 meses e poderá fazer instalação imediatamente, com a autorização de uso do nosso CST.


Como disse no vídeo que vou deixar abaixo, nosso projeto é para instalação de tomada USB Garmin, modelo GSB 15, em diversos modelos de aeronaves (Cessna 150, 172, 182, 206, 210, Sêneca, Tupi, Corisco, Sertanejo e diversos outros). Se você está em dúvida se o seu modelo é aplicável, basta clicar no botão abaixo que verificamos para você.



E sobre os PN's da tomada USB GARMIN GSB15, para você instalar em sua aeronave, todos esses estão inclusos em nosso projeto, com os tipos de conectores:


Sem dúvidas, depois de muita pesquisa, acreditamos que essa seja a melhor tomada USB que você pode instalar em sua aeronave.


Aqui deixo o vídeo, onde falo um pouco mais sobre instalação de tomada USB em aeronaves e também apresento o USB CHARGER GARMIN GSB15.



Ficou com dúvidas, estamos aqui a disposição.


Um abraço e bons voos!


Leonardo Romano

Engenheiro Aeronáutico

Diretor da November Aviation

62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


logo november atualizada-2.png
bottom of page