top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeonardo Romano

Qual o papel de um PCP da ANAC?

Com a publicação da IS 20-001 da ANAC, que entrou em vigor no último dia 01/09/22, o termo PCP ficou mais conhecido na aviação.






Nessa série de publicações sobre alteração de aeronaves, com a publicação da IS 20-001, preparamos esse texto para te contar tudo sobre o Profissional Credenciado em Projeto pela ANAC.


Venha com a gente…


O que é um PCP?


O Profissional Credenciado em Projeto pela ANAC, ou PCP, é um profissional que se credenciou junto à ANAC através do RBAC nº 183.


Em resumo, para que ele pudesse obter o seu credenciamento, foi necessário possuir formação específica em engenharia, no mínimo 8 anos de experiência comprovada, receber o treinamento de PCP pela ANAC e ter boa relação de confiança com a agência.


Após cumprir todas essas etapas, o PCP recebe o seu credenciamento para determinados quadros (áreas em que poderá atuar como PCP).


Um PCP pode estar vinculado diretamente a uma empresa, ou pode ser autônomo, podendo prestar esses serviços a qualquer operador.


Qual a diferença entre PCP e PCA?


Como o próprio nome já diz, o PCA é um Profissional Credenciado em Aeronavegabilidade, responsável pela realização de vistorias em aeronaves para emissão de laudos e pareceres que dizem respeito a aeronavegabilidade de aeronaves.


Enquanto o PCP é um Profissional Credenciado em Projeto e explicamos em detalhes nesse texto o seu papel e como ele pode te ajudar.


Qual o papel de um PCP?


A figura do Profissional Credenciado em Projeto (PCP) atua diretamente analisando dados técnicos submetidos a ANAC e o seu devido cumprimento com os requisitos aeronáuticos de certificação.


Como explicamos acima, existem quadros de certificação que um PCP pode receber: Ensaios em voo, Sistemas e equipamentos elétricos e eletrônicos, Interiores, Estrutural e Propulsão.


De acordo com os quadros que possui, ele irá avaliar neste projeto os requisitos aeronáuticos e recomendar à ANAC a sua aprovação.


Se estivermos falando dentro do escopo da IS 20-001, de acordo com as alterações que possuírem o procedimento de aprovação de dados técnicos simplificados, o PCP poderá atuar diretamente recomendando a aprovação desses dados técnicos produzidos por ele, trazendo maior celeridade ao processo.


Nesses casos, será possível obter o SEGVOO 001 assinado pela ANAC no campo 3, em até 30 dias corridos, pois essa forma de envio terá uma fila especial, fazendo com que os operadores não tenham que aguardar muitos meses até a sua certificação.


Se você ainda não está por dentro desse assunto, eu te indico dar uma olhada no outro texto que publicamos, falando tudo sobre a IS 20-001.

E como um PCP pode te ajudar?


Se você está com um projeto de grande modificação em andamento na ANAC, ou está precisando regularizar alguma modificação na ANAC, mas não quer esperar as longas filas dos processos na ANAC, o PCP poderá te ajudar.


Caso a sua modificação esteja dentro dos quadros que o PCP possui (como expliquei acima), ele poderá fazer um processo de aprovação simplificado, caso seja elegível pela IS 20-001, ou então, pedir uma delegação para ANAC para que possa recomendar a aprovação do seu projeto com maior celeridade.


Tem dúvidas ou quer saber mais sobre como um PCP pode te ajudar? Clique no botão abaixo e entre em contato com a equipe de engenheiros da November Aviation.

Aqui na November Aviation, o nosso Profissional Credenciado em Projeto, é o Engenheiro Aeronáutico Gustavo Henrique da Silva Costa, que possui credenciamento da ANAC em vários quadros como PCP, por conta de seus +12 anos de experiência em projetos de modificação em aeronaves.


Veja aqui diretamente no site da ANAC quais são os quadros do PCP Gustavo Henrique.

Se tiver qualquer dúvida, estamos à disposição para te ajudar.


Voe de forma segura e certificada com a November Aviation!


Abraços,


Eng. Leonardo Romano

Diretor da November Aviation

romano@november-aero.com




58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


logo november atualizada-2.png
bottom of page